Treinamento e Implementação

O método GERENTE DE PASTO visa realizar a gestão de pastagens de forma global, independente do tamanho da propriedade, por meio da implantação do software GERENTE DE PASTO, definição de um gerente de pasto responsável (administrador, funcionário, capataz, gerente ou consultor), treinamentos e acompanhamentos da propriedade de forma simples e prática.



TREINAMENTO GERENTE DE PASTO

O treinamento visa formar um ''GERENTE DE PASTO'', por capacitar desde o entendimento da elaboração de um planejamento forrageiro até a aplicação do método GERENTE DE PASTO. O treinamento aborda aspectos que fazem do participante vivenciar o campo com olhar mais critico das pastagens. Com isso, as mudanças dentro da fazenda passam a acontecer pelo fato do método ser altamente aplicável.

Para tanto, o treinamento contará com os seguintes temas:

  • Entender como elaborar um planejamento forrageiro pelo método Gerente de pasto. Entende-se que a fazenda só é produtiva com um plano forrageiro bem elaborado. Dessa forma, ofertamos ''comida'' o ano inteiro para o rebanho de forma consciente, estratégico e rentável.
  • Saber identificar oque o rebanho irá pedir de ''comida'' mês a mês é oriundo de uma evolução do rebanho de forma detalhada. Assim, confrontado com o planejamento forrageiro, fica de forma clara quais as estratégias a serem tomadas, principalmente no período seco/inverno do ano.
  • Frases como, O PASTO TA BOM OU O PASTO TA RUIM, é moda do passado. Pois, o que é pasto bom para um individuo pode não ser bom para o animal e muito menos para a fazenda. Dessa forma, nivelar o conhecimento de todos os envolvidos no processo sobre o que é um pasto bom e até mesmo o que é um pasto ruim faz-se necessário quando se pensa em melhorar o manejo das pastagens.
  • Essa etapa visa propor a forma de como realizar o manejo das pastagens sem a necessidade de cortes ou mensurações de altura. É, é isso mesmo. O método GP permite você manejar as áreas de pastagens de forma simples e efetiva e, principalmente de fácil operação. Com isso, é sabido que, pastos bem manejados são mais produtivos, o animal come melhor e mais animais podem ser inseridos na propriedade. Além de outros benefícios como maior perenidade das pastagens, enxergar a fazenda em números que por fim permitirá tomadas de decisões muito mais assertivas e lucrativas. Principalmente no quesito adubação e reforma/recuperação de determinada área de pastagem

IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO GERENTE DE PASTO

Com a implantação do método GERENTE DE PASTO, a fazenda passará a ter seus funcionários capacitados para realizar o bom manejo das áreas de pastagens.  Através do aplicativo GERENTE DE PASTO, as informações são adquiridas a campo de forma muito mais precisa e rápida para posterior sincronização no software GERENTE DE PASTO presente no computador. Com isso, os dados são avaliados mensalmente/período e relatórios são gerados para tomadas de decisões em distribuição do pastejo, suplementação, adubação entre outros, assim como totalizadores de informações seja ela o período que se deseja.

  • Antes da implantação do método GP, são coletadas informações inerentes as áreas de pastagens e rebanho da propriedade para a elaboração de um diagnóstico e um planejamento forrageiro. Dessa forma, sabe-se onde a fazenda se encontra e onde ela pode chegar com as melhorias cabíveis.
  • O início da implantação do método GP é através da capacitação dos funcionário referente ao manejo de pastagens e todos os fatores que interferem no manejo do dia a dia como a suplementação, aguadas/bebedouros, cercas entre outros. Também é passado o funcionamento do método GP na propriedade. Essa etapa é importante para o nivelamento dos funcionários para a condução do método.
  • Nessa etapa do processo, é feita o treinamento da equipe em manipular as ferramentas GP. Tanto o aplicativo quanto o software ficam destinados aos responsáveis para cada função dentro da fazenda. Essa etapa do processo pode levar de 3 a 6 meses de acompanhamento com visitas mensais.
  • Após a implantação do método GP, pode-se dar continuidade ao trabalho através do monitoramento/assessoramento da propriedade. Tal serviço poderá ser contratado caso o proprietário enxergar como necessário. Caso contrário, o GERENTE DE PASTO responsável da propriedade será o mentor do software para o andamento do projeto.