Novidades e Notícias

O que preciso para ter sucesso no manejo de pastagens?

A figura 1, chamada de quadro para o sucesso na GESTÃO DE PASTAGENS, contém os pontos chave para o manejo de pastagens bem sucedido. 

O ponto inicial está relacionado com o equilíbrio entre oferta e demanda de volumoso durante todo o ano, uma vez que é justamente este equilíbrio que possibilita o manejo adequado do pastejo. 

Se a fazenda tiver muito pasto e pouco gado (muita oferta para pouca demanda) o capim irá “passar”. Do contrário, pouco pasto e muito gado, o capim irá “bater” independente da forma que ocorra o giro dos animais.

Para ocorrer o equilíbrio entre oferta e demanda de pasto durante a safra toda, é necessário que as estratégias nutricional, forrageira e comercial estejam extremamente alinhadas entre si, pois todo o sistema funciona com essas engrenagens. 

Figura 1. Quadro para o sucesso na gestão de pastagens.


Uma vez equilibrada a quantidade de pasto com a quantidade de gado, é necessário que ocorra a colheita do capim uniforme e no ponto estrutural ideal da planta, onde ela apresenta maior quantidade de folhas ao mesmo tempo em que consegue se manter vegetando com vigor e acumulando reservas.

Para a colheita ser efetiva são necessários 3 pontos: Localização e disponibilidade de água e cochos de sal, conhecer e trabalhar de forma adequada a taxa de lotação instantânea (principalmente em pastos produtivos) e utilizar um método que seja consistente e de fácil aplicação na fazenda toda para que a taxa de lotação animal varie sempre que preciso. Colhendo o pasto no ponto ideal e de forma uniforme, consequentemente teremos pastagens realmente perenes, que suportam mais gado e propiciam maior ganho de peso. 


Msc. Edmar Pauliqui Peluso

Mestre em produção animal com ênfase em pastagens e forragicultura - UEM

Sócio diretor Gerente de pasto

cel: 44 9 9911 0915 (Tim)

Dr. Bruno Shigueo Iwamoto

Doutor em produção animal com ênfase em pastagens e forragicultura - UEM

Sócio diretor Gerente de pasto

cel: 44 9 8448 7988 (Vivo)

Msc. Josmar Almeida Jr.

Mestre em produção animal com ênfase em pastagens e forragicultura - UEM

Sócio diretor Gerente de pasto

cel: 44 9 9119 0888 (Vivo)


Equipe Gerente de Pasto

www.gerentedepasto.com.br

contato@gerentedepasto.com








Cookies: nós guardamos estatísticas de visita para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.